5 dicas para dar banho no seu cachorro

Compartilhe:

Sabemos que os cachorros possuem personalidades e histórias diferentes, e com isso, o temperamento é distinto um do outro quando falamos de banho no seu cachorro.

O banho no seu cachorro é uma característica extremamente importante para a saúde desses animais, e alguns problemas de saúde podem surgir com a falta desse item especial da higiene pessoal.

Pode ser um pouco complicado dar banho no alguns cachorrinhos, principalmente àqueles de porte grande, os nervosos, os agitados, e os que não gostam de banho.

Por isso, desenvolvemos um maravilhoso conteúdo com ótimas dicas para ajudar no banho do seu cachorro.

Quais serão essas dicas?

Vamos lá entender um pouco mais?


Quando meu filhote pode tomar seu primeiro banho?

banho no seu cachorro

Se você adquiriu um filhotinho de cachorro para te fazer companhia, tome cuidado com a maneira que você cuida dele.

Os filhotinhos precisam de uma atenção especial quando o assunto é o cuidado com eles.

Nunca leve para dar banho no seu cachorro em um veterinário se ele ainda não completou o seu ciclo de vacinas.  A idade certa para o primeiro banho no seu cachorro filhote é em média de dois meses, para assim, eliminar todos os índices de contrair alguma doença.

Esses cuidados se dão por conta da sensibilidade que um filhote possui. Com sua baixa imunidade, até mesmo antes da primeira visita em uma clínica, o veterinário deve examiná-lo, assim podendo ser liberado para o seu primeiro banho.

Os especialistas recomendam que até então, o banho no seu cachorro devem ser feitos, cuidadosamente, com algodões úmidos de água em temperatura morna, podendo até utilizar alguns produtos que permitam fazer um banho no seu cachorro a seco.

Uma informação que é de extrema importância é que alguns filhotes de cachorro podem ser rejeitados por sua mãe, por conta do cheiro exalado causado pelo do banho, então, até que o cão chegue a uma certa idade, mantenha o cãozinho aos cuidados de sua mãe, com a higiene pessoal que ela pode oferecer.


Tempo ideal para dar banho no seu cachorro

 

Pode parecer estranho, mas quero te afirmar algo: banho excessivo faz extremamente mal, por conta disso é importante saber administrar a quantidade de banhos.

O tempo recomendado são banhos com intervalos de 30 em 30 dias no período do inverno, e no verão, os intervalos podem ser diminuídos e os banhos dobrados, ou seja, de 15 em 15 dias, mas podemos fazer essa exceção para cachorros com pelagem curta e que tenham por habitat um ambiente fechado e livre da friagem.

Os cachorros que possuem uma pelagem mais densa, com maior quantidade e comprimento, necessitam de uma frequência maior de banhos, pois se sujam com mais facilidade. Animais assim, podem até serem adeptos de uma outra forma de higiene, em que o banho no seu cachorro é praticado em intervalos de 30 ou 15 dias, porém, uma higienização das partes mais sujas pode ser feita com frequência, possibilitando que o seu cachorro sempre esteja limpo e “em ordem”.

Agora, também existem alguns produtos de limpeza que conseguem dar banho em seu cachorro, e o mais incrível, a seco.


Existe algum produto especial que pode ser utilizado na hora do banho?

Uma das maiores maneiras de demonstrar cuidado com o seu cachorrinho é estando, constantemente, prestando os cuidados necessários para ele, em que seja identificado quaisquer possíveis alergias, irritações ou doenças, e isso só pode ser real se você levá-lo a um veterinário, ou clinica especializadas em cães.

São diferentes os casos, e claro que a maneira de se tratar também é diferente. Foram desenvolvidos alguns medicamentos excelentes, que usam da metodologia do banho, visto que, a medicação é aplicada no cachorro, justamente, na hora do banho.

Entre as doenças que são tratadas desta forma, inclui:

  • Alergia: picadas das pulgas ou até mesmo de ácaros;
  • Sarna: doença que desenvolve uma coceira frequente, podendo ser do tipo escabiose ou sarna negra;
  • Micose: mais frequente em filhotes que ficam em contato com terra ou alguns objetos contaminados;
  • Seborreia: alguns cães podem ter caspas;
  • Infecções: parece uma alergia, porém são mais perigosas e merecem uma atenção maior; seus tratamentos são mais fortes do que as outras;
  • Problema hormonal: problema no organismo que pode desenvolver consequências na pele.

Para todas essas doenças e problemas na pele existe um tipo de tratamento, e em especial do que estamos falando agora, aquele cuja aplicação é feita no banho.


É necessário fazer a escovação dos pelos do meu cachorro?

Não pense que escovar os pelos do seu cachorro é uma tarefa que pode passar despercebida, longe disso, a escovação dos pelos do seu cachorro pode ser mais importante do que o próprio banho, e deve ser levada a sério, como em uma rotina de manutenção diária, para manter boa a saúde da sua pelagem.

Antes de dar banho em seu cãozinho, procure escová-lo, para que durante a lavagem seja removido todo pelo morto, o que ajudará na ação do produto usado para limpeza na hora do banho.

Para algumas raças em especifico é importante até mesmo o uso de produtos que ajudam a desembaraçar os fios, ainda mais se o cachorro for daqueles de pelos longos e finos, ajudando a tirar os nós até das partes mais complicadas.

Faça isso com todo carinho que você sente pelo seu amigo, ainda mais se o seu pelo estiver cheio de nós, pois isso pode fazer com que seu pet se machuque ou sinta dor, e consequentemente, ficará traumatizado, não querendo mais ser escovado, e pode chegar até a mostrar sinais de valentia em uma nova escovação.


Qual é a maneira adequada de dar banho em um cachorro?

banho no seu cachorro

Dar banho no seu cachorro pode parecer uma tarefa difícil, mas na verdade, você só precisa saber qual é a maneira mais certa para proceder com esse banho.

Veja o passo a passo para um banho no seu cachorro:

1°- Veja um horário e um lugar que se encaixe adequadamente;

Procure os horários mais quentes do dia para que o seu cão não sinta tanto a mudança de temperatura.

Procure um lugar que seja confortável para dar banho no um cachorro, e que não faça tanta bagunça.

2° Produtos que se deve usar durante um banho no seu cachorro

Coloque algodões para evitar que caia água ou sabão no ouvido do seu cachorro;

Adquira alguns produtos especiais para dar banho no seu cachorro, no caso, shampoos e outros tipos de produtos.

3° Cuidados com o corpo

Tome cuidado na hora de utilizar o shampoo ou sabão, evite contato em partes sensíveis do corpo do cachorro;

Não deixe de maneira alguma que caia algum produto no olho do seu pet, isso pode irritá-lo, como também traumatizá-lo.

4° Hora de secar

No momento de fazer a secagem dos pelos, tente deixá-los totalmente secos com a ajuda de um secador;

Deixe uma toalha estirada no chão para que após o banho, o seu cãozinho possa se esfregar.

Essas foram algumas dicas sobre a hora do banho, faça tudo com cuidado e carinho pelo seu companheiro e permita que ele viva momentos espetaculares ao seu lado.

Você gostou desse artigo? Então não perca tempo e compartilhe com seus amigos!

Quero compartilhar pelo: Facebook ,Twitter, Linkedin.

Fique por dentro de conteúdos atualizados constantemente, curta a nossa página no Facebook.

Até mais…

Compartilhe: