Cachorro Dobermann – Entenda tudo sobre a raça

Compartilhe:

Os cachorros de raça Dobermann são cães novos, pode até parecer estranho, mas realmente, essa é uma raça recente e tende a crescer.

Esses cachorros grandes, com uma aparência que pode causar espanto por sua cara de mau, exercem algumas funções específicas.

Há quem diga que esses animais são tão nervosos que chegam a proporcionar um nível de perigo estrondoso, já outros afirmam que mesmo com todo esse porte amedrontam-se. Esses cachorros são dóceis e afetivos.

Alguém arrisca um palpite? O que você acha sobre essa raça?

Se em particular você ainda não conhece muito sobre os Dobermanns, é essa a oportunidade, vamos conhecê-lo?

Creio que até o final desse artigo você já estará expert para responder a pergunta que fizemos acima.

Vamos lá?

Conhecendo a raça Dobermann

dobermann

O Dobermann foi criado a partir de uma ideia de um cobrador de impostos, que no período noturno se apresentava como zelador para um abrigo de cães na Alemanha. A necessidade que ele queria suprir foi fruto de um trabalho que precisou de muito cuidado e atenção.

O homem que alimentou a ideia de ter um cachorro diferente necessitava de um companheiro, por conta de suas inúmeras viagens; seu principal objetivo era ter um cão que o acompanhasse, garantindo uma companhia e o principal, sua segurança.

Em sua ideia ele bolava um cão que tinha características diferentes dos outros, e que se encaixava de maneira certeira no que ele precisava. Sua exigência não era apenas um animal com fibra e coragem, sem contar a valentia, sua necessidade também girava em torno de um animal que fosse ágil e esperto, com um perceptível faro sensível, e uma forte resistência contra quaisquer circunstâncias.

Para enfim, conseguir ter o cachorro que tanto sonhava, esse homem iniciou uma fase de teste, em que fazia cruzamentos entre algumas raças. No início testou com: Pastor Alemão, Rottweiler, Weimar Pointer, Greyhound e Mancherter Terrier. Todo esse tempo de teste durou em média 10 anos, e definitivamente, esse homem tinha um sonho, e só iria descansar após a conclusão de toda essa experiência. Porém, no meio de sua caminhada, teve um triste fim: o seu falecimento. Dando continuidade à sua experiência, um homem chamado Otto Goeller, continuou os cruzamentos até que chegou a raça ideal, que é a que conhecemos nos dias de hoje.

Em 1899, a raça foi nomeada por Dobermann, e a propagação desses cachorros se deu no início do ano de 1957.

Depois de 20 anos, aproximadamente, a raça Dobermann teve uma ótima popularização. Aqui no Brasil, em meados dos anos 60 e 70, ele foi definitivamente chamado e denominado cão de guarda, com qualidades características, como sua agilidade, inteligência emblemática, e o mais interessante, a lealdade extrema para com seus donos.

Conheça também um pouco sobre a raça de cachorros Fila. (Link do artigo sobre Cachorros Fila)

Quais são os problemas que a raça Dobermann pode enfrentar?

Dentre todos os problemas que os cães costumam enfrentar, a raça Dobermann apresenta dificuldades que são causadas por conta da sua genética, entre elas estão:

  • Problemas no coração, como algumas alterações, podendo ocasionar irregularidades na circulação;
  • Má formação em suas vértebras;
  • Tiróide desregular, o que é mais comum em fêmeas;
  • Problemas com coagulação no sangue;
  • Cegueira;

Além desses problemas ocasionados por sua genética, existem outros problemas que podem também afetar esses cachorros, por isso o mais correto a se fazer é ter um acompanhamento rotineiro em uma clínica veterinária.

Quais são as principais características da raça Dobermann?

dobermann
Os cachorros de raça Dobermann existem em alguns tons diferentes de coloração. Você poderá encontrar um cachorro de cor preta, marrom, cinza claro e castanho; essa raça também possui uma marcação na região do focinho, patas, tórax, pescoço e rabo, de cor semelhante à ferrugem.

É de costume a cauda desses cachorros serem cortadas, e se a sua preferência é cauda longa não há problemas,  pode mantê-la, porém o padrão da raça, normalmente, são caudas cortadas.

Os machos são mais robustos e podem medir entre 68 a 72 centímetros, já as fêmeas chegam em 63 a 68 centímetros. Os machos podem chegar a pesar entre 40 e 45 quilos, e o peso das fêmeas gira em torno de 32 a 35 quilos.

Como é o temperamento da raça Dobermann?

Alguns desvios possibilitaram que o Dobermann se tornasse um animal muito agressivo e com um comportamento aterrorizante, com isso, houve o surgimento de alguns boatos, dizendo que a agressividade desses cachorros era ocasionada por conta do seu crânio reduzido, que sucessivamente, apertava o cérebro, causando dores de cabeça forte.

Mesmo sendo considerados tão agressivos, uma qualidade do Dobermann é a lealdade para com sua família humana, sua agilidade e energia também são pontos positivos na ficha dessa raça. Além disso, a inteligência deles faz com que aprendam rapidamente e consigam entender perfeitamente.

Qual é a maneira correta de se cuidar de um Dobermann?

dobermann

A maneira mais certa de cuidar do seu cachorro de raça Dobermann é dispondo do seu tempo para dar atenção a ele.

Uma coisa importantíssima é levá-lo para passeios diariamente, e constantemente influenciá-lo a atividades físicas que requerem de muito esforço físico.

Espero que agora você esteja expert na raça Dobermann.

Você gostou desse artigo? Então não perca tempo e compartilhe com seus amigos!

Quero compartilhar pelo: Facebook ,Twitter, Linkedin.

Fique por dentro de conteúdos atualizados constantemente, curta a nossa página no Facebook. 

Até mais…

Doberman-2880x1920

Compartilhe: