Cachorro Poodle: Veja tudo sobre a raça

Compartilhe:

Os cachorros da raça poodle são bastante comuns aqui no Brasil e no mundo. Você já viu um Poodle ou quem sabe, você já teve um?Os Poodles são fofos e lindinhos, e podem ser os bichinhos de estimação que você tanto deseja, com características especiais e próprias, podendo ser bastante diferentes dos outros cãozinhos.

Com tamanhos distintos, os poodles podem ser pequenos, médios e grandes.

Você quer saber tudo sobre a raça Poodle? Continue lendo esse artigo.

 

Qual é a origem da raça Poodle?

poodle

O Poodle tem por origem, geralmente, a região da França, porém seus antepassados são provenientes pelo enrolado da Ásia; eram cachorros que auxiliavam no pastoreio, e que depois percorreram muitos lugares da Europa. Entre os seus antepassados, também estão os cães que gostam de água e possuem o pelo áspero.

O tipo mais antigo de Poodle é o Barbet, com pelos enrolados, essa raça fez um tour entre França, Rússia, Hungria e mais alguns lugares. Poodle

A versão alemã dessa raça foi a que mais obteve influência dentre os Poodles modernos. A origem do nome Poodle vem do alemão “pfudel” que traduzido quer dizer “poça de água”, o que vem de sua habilidade na água; não parece, mas os poodles são cachorros que amam a água, e além dessa qualidade nos poodles, têm diversas outras características que garantem uma qualificação especial, dentre elas estão a habilidade de caça, recrutado como cão militar, cão guia, cão de guarda, e puxador de carroças para artistas, por isso acabou virando uma das atrações do circo.

Os pelos dos Poodles eram cortados rentes à pele para facilitar o nado, mantendo apenas pelos maiores na região do pescoço, com o intuito de mantê-los protegidos contra as águas frias, e em alguns cachorros também eram mantidos tufos ao redor das pernas, e da cauda. Alguns afirmam que esses pelos serviam para proteção, porém existem evidências que mostram que esses pelos eram, meramente, um ato decorativo dos velhos tempos.

Após todo esse movimento na história dos poodles, eles se tornaram acompanhantes de senhoras, que por sua vez eram extremamente sofisticados, e ao decorrer do tempo, acabou sendo nomeado o cachorro símbolo da França.

Por volta dos anos de 1800, os Poodles entraram para exibição, e os primeiros a serem divulgados tinham pelos trançados, embaraçados, formando uma espécie de longas tranças. Mesmo sendo pelos extremamente chamativos, a manutenção que era necessária ser feita era de grande dificuldade, e por conta disso, a moda foi substituída por um estilo bufante.

Essa foi um pouco sobre a história de origem dos Poodles; continue conhecendo um pouco mais sobre a raça.

Qual é o temperamento dos diferentes tipos de Poodles?

 

 

Poodle Gigante e Standard

poodle

Esses tipos de Poodles têm características extremamente positivas, sendo muito inteligentes e obedientes, além disso, possuem uma aparência exuberante, são bastante joviais, e quando se fala de aventuras, eles topam qualquer desafio. Sempre foram cães com origem de caça, amam correr, brincar de nadar e buscar.

Costumam se dar bem com todos, mas alguns podem dar índices de uma personalidade reservada com estranhos principalmente, e com crianças o clima é totalmente diferente, mostram um afeto maior para com os pequeninos.

 

Poodle Toy

Poodle

 

Esses Poodles costumam ser ativos, e tão dóceis quanto se pode imaginar. Sua disposição jovial surpreende, e a sua popularidade se dá por conta de sua inteligência e obediência.

Sua sensibilidade faz com que esse animal adquira um apego muito profundo por alguma pessoa, porém com estranhos a história muda e eles se fecham, mostrando-se animais completamente reservados, mas essa situação só acontece no início de um relacionamento.

Com crianças e com outros animais tem grande compatibilidade; alguns deles costumam latir muito.

Para sconhecer mais raças de cachorros pequenos, clique aqui.

 

Poodle Micro Toy

Poodle

 

Esse tipo da raça Poodle pode ser considerado brilhante, com um aspecto bastante atrevido e enérgico, além de mostrarem grande disposição e facilidade para serem adestrados. Suas características são, de fato, importantíssimas: cães que sempre estão em alerta, receptivos e animados em quase todas as circunstâncias, e amam agradar as pessoas.

Completamente devoto à família que o adotou, os Micro Toy não são tão gentis com estranhos, e com eles podem apresentar um sinal de alerta através de constantes latidos.

Mostramos a você como costuma ser o temperamento dos Poodles e seus diferentes tipos, mas vamos continuar aprendendo um pouco mais sobre essa raça?

 

Quais são as cores predominantes da raça Poodle?

Os Poodles não têm duas ou mais cores, e na verdade, a coloração de sua pelagem é sempre uniforme, de uma só cor sem quaisquer manchas.

A cor do Poodle mais frequente é: preto, branco, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado.

 

Eu tenho ou quero ter um Poodle, como devo cuidar dele?

Os Poodles são carentes de atenção e interação com as pessoas que estão ao seu redor. Esses cachorros também precisam de exercícios físicos e exercícios para a mente, diariamente e com rotina.

Alguns desses Poodles necessitam de exercícios e um deles é o nado, com origens no berço aquático esses Poodles amam nadar.

Poodles são animais do lar, então por nenhuma hipótese esses animais podem ficar na região externa da casa, por isso não coloque o seu cãozinho para o lado de fora.

Existem alguns Poodles que são específicos para exposição, e esses animais devem ser escovados todos os dias; os pelos do Poodle podem não cair com a mudança, eles podem ficar presos em volta do corpo, o que pode embaraçar constantemente. O corte e aparo dos pelos devem ser feitos em média de quatro a seis semanas.

 

Ficha dos Poodles

(Gostaria que fizesse uma espécie de tabela em imagem para ser postada, juntamente, com o artigo no blog, com as informações a seguir.)

Poodles

Tamanhos: Gigante: 45 – 60 cm.

Standard: 35 – 45 cm.

Toy: 28 – 35 cm.

Micro Toy: 24 – 28 cm.

Família: Gigante, médio e anão: cão de caça, companhia e cão de água;

Toy: companhia e cão de água.

Grupo AKC: Gigante, médio e anão: não esportistas.

Área de origem: Alemanha e Europa Central.

Função original: Gigante, médio e anão: Busca na água e artista;

Toy: Cão de colo.

Outros nomes: Barbone e Caniche.

Posição no ranking de inteligência: 2° posição.

poodle

Compartilhe: