Gatos vomitando: Quais os principais motivos para isso acontecer?

Compartilhe:

Os gatos vomitando? Os gatos podem ser vítimas do famoso e desagradável “vômito”, mas por que isso é ocasionado? Qual é a razão para isso estar acontecendo?

Talvez você já tenha feito essa pergunta, mas não obteve sucesso na resposta adquirida.

De fato, é importante que você preste atenção na medida em que os sintomas vêm aparecendo. Gatos vomitando? O vômito pode ser algo simples e que não tenha nenhuma complicação, como também, pode ser completamente perigoso, levando até ao óbito o seu animal de estimação, em especial os gatos.

Por isso, é necessário que você tenha conhecimento sobre quais são as possíveis causas desse sintoma, e como proceder nas decisões a serem tomadas;

Não permita que o seu felino sofra com vômitos, e ainda mais se o motivo for por alguma circunstância grave.

Vejam aqui quais são os principais e mais frequentes motivos para isso acontecer.

Neste artigo abordaremos alguns assuntos específicos, tais como:

 

Seu gato está vomitando?

gatos vomitando

Sabemos que esse assunto não é tão agradável, mas é bem provável que você já tenha notado que seu gato anda vomitando, por isso esse tema requer de você que possui um gato como animal de estimação, uma atenção especial.

O vômito ou se preferir chamar de êmese é quando o corpo expulsa um conteúdo armazenado no estômago ou da porção inicial do intestino delgado, é isso que acontece quando você vê seu gato jorrando um líquido amarelado ou esverdeado.

Os gatos costumam emitir sons fortes, altos e movimentos intensos antes dessa expulsão, o que é agoniante para quem vê tais ações; a salivação antes ou depois do ato pode ser comum devido à náusea.

O importante no meio disso tudo é saber a diferença entre a regurgitação e o vômito, sabendo isso, será possível tratar de acordo com o que está acontecendo.

Vejam abaixo quais são os tipos de vômito.

 

Existem tipos diferentes de vômitos?

Pode parecer estranho, mas sim, existem tipos diferentes de vômito, podendo variar de casos para casos. Gatos vomitando? Entenda os tipos de vômitos:

Vômito alimentar: Ocasionado por conta dos alimentos digeridos pelo animal, com colação amarronzada devido a cor da ração que de costume é marrom;

Vômito biliar: É um sinal para mostrar que não há mais alimento para ser expelido do estômago; esse sinal pode ser reconhecido porque o líquido expulso pelo vômito tem uma coloração amarelado-esverdeada.

Vômitos por causa dos pelos: Sua consistência é firme, por isso é fácil de identificá-lo, o formato pode parecer com uma linguiça, e geralmente é conhecido como “bola de pelos”; esse tipo de vômito é ocasionado por ingerir muitos pelos, que vão se acumulando no estômago até que o gato consiga expeli-lo naturalmente.

Vômito com sangue: Líquido com uma consistência pastosa e que pode ter coloração variada, podendo apresentar fios de sangue em pouca quantidade, ou até com um vermelho intenso com tons mais escuros; vômitos com esses sinais podem ser por conta de uma gastrite ou em casos mais graves um envenenamento.

Vômito fecal: As fezes em alguns casos podem ser expelidas pelo vômito, mas isso é muito raro em gatos, isso só acontece se houver uma obstrução no estômago, o que é extremamente perigoso e deve ser tratado emergencialmente.

 

Gatos vomitando, o que eu devo fazer?

gatos vomitando

Gatos vomitando, em sua maioria, não são casos graves, então a princípio não se assuste com esses sintomas, mas se esses sinais ocorrem constantemente, sem qualquer pausa, deve-se averiguar o que está acontecendo o mais rápido possível.

A princípio tente dispor ao seu bichinho a alimentação adequada e os cuidados necessários, além de perceber com atenção a reação do corpo, se irá melhorar ou piorar.

Caso os sintomas prevaleçam, marque uma consulta com um veterinário com urgência.

Preste atenção em qualquer alteração.

 

Gatos vomitando? Quais são as causas?

As causas podem ser diversas, o que pode dificultar o diagnóstico do veterinário.

Dentre as causas mais comuns estão as doenças relacionadas com o trato gastrointestinal, o que no caso é uma doença intestinal inflamatória, podendo variar em uma intolerância, alergia alimentar, gastrite, linfoma alimentar, dificuldade para evacuação, obstrução causada por um corpo estranho, parasitas intestinais ou gástricos.

O que pode ocasionar os vômitos também é a doença de diabetes, hipertireoidismo, doença renal crônica ou aguda, obstrução da uretra (causada somente em machos), doenças no fígado, pancreatite, intoxicação por plantas, veneno ou medicamentos, dores e distúrbios.

 

Como posso ter um diagnóstico?

O diagnóstico, normalmente, é feito a partir da história do paciente (gato), através de uma análise de seus antecedentes e do exame físico após e durante a consulta; quanto mais informações tiverem, mais fácil e rápido será o diagnóstico.

Após toda essa análise e pesquisa, e traçar de modo correto uma linha de raciocínio, ele (veterinário) deverá pedir uma série de exames para ajudá-lo nesse processo.

Podendo avaliar desde as dosagens hormonais, hemograma, funções renais e hepáticas, exame de urina e raios-x e em alguns casos até mesmo um ultrassom, mas tudo pode variar de acordo com a suspeita do veterinário.

Veja também: Câncer em gatos.

Espero que através desse artigo você tenha obtido alguns esclarecimentos e respostas, até a próxima…

gatos vomitando

Você pode ler também


Compartilhe: