Lhasa Apso – Entenda tudo sobre a raça

Compartilhe:

Os cachorrinhos de raça Lhasa Apso são tão fofos que conquistam todos que estão ao seu redor.

Seu charme e sua beleza graciosa fazem com que os seres humanos se apaixonem por tal animal.

Tão pequeninos e ao mesmo tempo, tão companheiros.

Quem não gostaria de ter um amigo desses?

Quer conhecer um pouco sobre essa raça fantástica?

Neste artigo abordaremos alguns temas específicos, tais como:

Vamos lá?

 

Qual é a história da raça Lhasa Apso?

lhasa apso

A raça Lhasa Apso é de origem muito antiga, e sua criação se deu a partir de algumas aldeias do Tibet.

Dentro da cultura Budista se acreditava na reencarnação. Esses cães eram reverenciados por conta dessas crenças: acreditavam que após a morte, almas entravam em seus corpos sagrados, o que fazia com que certas pessoas tivessem reverências por cães da raça Lhasa Apso.

Essa raça também era usada como cão de guarda, mesmo tendo um tamanho não tão favorável, era ele que exercia o cargo de protetor ao mosqueteiro, e emitia um som alertando para os visitantes. Por conta disso se deu origem ao seu nome nativo, que tinha por significado “cão de sentinela que late”.

Quando essa raça chegou à Inglaterra, teve seu nome mudado para Lhasa Terrier, porém de “Terrier” os Lhasas não tinham absolutamente nada.

A propagação da raça Lhasa teve início no mundo ocidental em meados de 1930, em que foi visto como um dos presentes do 13° Dalai Lama.

No ano de 1935, a raça Lhasa Apso foi colocada no grupo dos “Terrier do AKC”, porém alguns anos depois, em 1959, a raça foi recolocada para o grupo dos cachorros não esportivos.

Depois de um processo lento de evolução, a raça Lhasa passou, escancaradamente, na frente de outras raças, e acabou se tornando um cãozinho querido para ter de estimação e exposição.

Conheça a fantástica história do cachorro Dobermann. (Colocar link do artigo sobre cachorro Dobermann)

 

Qual é o temperamento da raça Lhasa Apso?

Você pode até achar eles cachorrinhos pequenos e, aparentemente, tão meigos, mas não sabe que isso só passa de uma identidade secreta kkkkk. Pois é, esses pequeninos têm um temperamento extremamente forte e difícil de lidar.

Uma de suas características é a independência pela qual ele luta para manter, se fazendo dono de si próprio. Sua teimosia pode fazer com que você se irrite, ele não é um cão obediente, e às vezes finge nem ouvir o que está sendo falado com ele. Sua coragem não é compatível com o tamanho, mesmo sendo pequeno, sua coragem é de “leão”.

Adora brincar, ainda mais se essas brincadeiras envolvem a prática da caça, mas se por ventura ele só se exercitar durante o dia, a sua alegria também será mantida.

O Lhasa é companheiro e uma de suas atividades favoritas é dormir ao lado do seu dono, a pessoa pela qual o cachorro tem maior afeto, por isso essa raça é considerada uma companhia bastante agradável. Não gosta de estranhos, e seu jeito desconfiado fica ainda mais vivo quando não conhece a pessoa que está em sua casa.

 

Qual é a maneira correta de cuidar do meu Lhasa Apso?

lhasa apso

Os cãezinhos da raça Lhasa são animais extremamente ativos, e precisam gastar suas energias.  Por seu porte pequeno, as atividades que devem ser feitas não são nada muito extraordinárias: caminhadas curtas, brincadeiras no quintal de casa ou até mesmo em um parque podem concluir um dia perfeito para o seu companheiro.

Para pessoas que são proprietárias de um apartamento, o Lhasa é propício para lugares assim, e a vivência em lugares de ar livre não são ideais para esses cãezinhos.

Com seus belos pelos longos, carecem de escovação a cada dois dias. Quando for dar banho em seu cachorro, tire os nós do pelo, pois após a pelagem molhada fica muito difícil de desembaraçar.

 

Como é a saúde da raça Lhasa Apso?

O Lhasa Apso costuma demonstrar uma saúde excelente, porém em alguns casos específicos, essa raça pode apresentar o sofrimento com displasia da anca, alguns problemas nos rins, dificuldade na visão e problemas com úlceras.

Os olhos desses cachorros são sensíveis e por isso, problemas com a retina devem ser tratados, o que pode gerar sofrimento e desconforto ao animal, como em casos mais sérios, levá-lo à cegueira.

 

Conheça os famosos que são donos de um Lhasa Apso

  • Cebolinha da Turma da Mônica: Floquinho

lhasa apso

  • Danny Jones: Hendrix

lhasa apso

  • Ana Maria Braga: Sexy e Ziza

lhasa apso

  • Silvio Santos: Bolha

lhasa apso

  • José de Abreu: Pipo

lhasa apso

Espero que você tenha conhecido um pouco sobre a raça Lhasa Apso.

Você gostou desse artigo? Então não perca tempo e compartilhe com seus amigos!

Quero compartilhar pelo: Facebook ,Twitter, Linkedin.

Fique por dentro de conteúdos atualizados constantemente, curta a nossa página no Facebook.

Até mais…

Compartilhe: